SISTEMA ELÉTRICO

A parte elétrica do seu veículo é muito delicada. Cuidando do sistema, você não corre o risco  de parar no trânsito. - Fique atento na altura dos faróis alto e baixo. Mantenha-os sempre regulados. - Confira se todas as luzes acendem, pois a falta de uma delas pode diminuir a  sua segurança e resultar em multa. - No caso de um fusível queimado, substitua-o por outro  de mesma amperagem.

CÁLCULO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Essa dica é muito importante para o motorista que deseja saber se seu veículo está consumindo muito ou pouco combustível por quilômetro rodado. O procedimento para calcular é válido para carro, moto, caminhões. Ao abastecer o veículo, encha o tanque completamente e zere o hodômetro, ou simplesmente anote a quilometragem percorrida.

Rode normalmente com o carro até que a quantidade de combustível atinja a reserva do tanque. Nesse momento, você terá que abastecer de novo seu veículo. Tente reabastecer na mesma bomba e na mesma posição da vez anterior. Encha o tanque novamente e anote quantos litros de combustível foram colocados. Registre também a quantidade de quilômetros percorridos entre uma abastecida e outra. Depois é só dividir os quilômetros pelos litros de combustível para obter o consumo médio do veículo.

Esse cálculo será mais preciso a depender da quantidade de combustível que seja colocada no tanque. Quanto mais líquido o tanque comportar, o resultado vai ficar mais próximo ainda da média de consumo.